"6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. 10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida. 11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12 Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos." Malaquias 3:6-12
Meu encargo hoje é tratar sobre o dízimo, mais precisamente sobre as maldições que está sobre os que não dizimam e roubam a Deus.
Uma das maldições mais conhecidas da Palavra de Deus é a maldição de Malaquias. Essa maldição vem sobre aquele que rouba a Deus, deixando de devolver o dízimo. Essa maldição envolve a liberação do devorador para agir na vida da pessoa. A sonegação do dízimo é, sem dúvida, uma das principais razões das pessoas viverem debaixo da maldição do fracasso financeiro e espiritual. Não consigo entender como pessoas que dizem amar, acreditar, ter confiança, adorar a Deus se sente confortáveis roubando a Deus. Cadê o temor!!! Ou é ou não é!!! A bíblia diz que duas fontes: a amargosa e a doce. Então vejamos que fonte temos sido.
Gostaria de mostrar sete aspectos dessa maldição e como ela está declarada na palavra de Deus.
1. Quem não entrega o dízimo é amaldiçoado como um ladrão.
"Então, me disse: Esta é a maldição que sai pela face de toda a terra, porque qualquer que furtar será expulso segundo a maldição, e qualquer que jurar falsamente será expulso também segundo a mesma. 4 Fá-la-ei sair, diz o SENHOR dos Exércitos, e a farei entrar na casa do ladrão e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome; nela, pernoitará e consumirá a sua madeira e as suas pedras." Zacarias 5:3-4
Todo ladrão é amaldiçoado. Não precisamos amaldiçoar aquele que nos rouba, porque a maldição inevitavelmente o alcançará. O Senhor diz que a maldição entrará na casa do ladrão e consumirá todas as suas coisas. Veja que aquele que sonega o dízimo está roubando como um ladrão comum, e por isso sofre também a maldição que vem sobre esse. É interessante que o Senhor coloca o ladrão e o mentiroso, debaixo da mesma maldição. Alguém um dia já me disse: "Pastor, quem mente, rouba!". Mentira e roubo são inseparáveis. Na verdade, o roubo é um tipo sofisticado de mentira.
Lembre-se do que a palavra de Deus nos diz em 1co 6:10: "nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus."
Creio que podemos classificar o roubo em três tipos.
O primeiro tipo é o roubo simples. Este é o ladrão comum que pega o livro ou o Cd, ou o mais ousado que pega a bicicleta ou o carro. É o ladrão que pega coisas. Sua filosofia é: Pra quê comprar se posso pegar de alguém?
Dizem que um político em Brasília foi atacado por bandidos que ameaçavam explodir seus miolos se ele não entregasse todo o dinheiro, mas ele respondeu: “Vá em frente! Eu vivi nesta cidade toda a minha vida e sei que você pode passar muito bem aqui sem cérebro, mas não sem dinheiro.”
O departamento do comércio dos EUA estima que 1 a cada 50 americanos são pegos a cada anmo em roubo de lojas. Da próxima vez que você entrar num Wall Mart olhe a volta para os outros 500 ao derredor e saiba que pelo menos 10 estão ali para roubar a mesma coisa. Nada muito grande, pode ser um doce retirado da embalagem, um desodorante aberton e usado ali mesmo, ou uma fruta degustada enquanto se caminha com o carrinho de compras.
Pv 15:3 diz que: "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." Provérbios 15:3
A maioria dos ladrões olham para a esquerda e direita, para a frente e para trás, para ver se tem alguém olhando. Mas eles deveriam olhar para cima. Os olhos do Senhor são como uma câmera escondida em todo lugar, a única maneira de se apagar os filmes que estão lá é através do sangue de Jesus.
O segundo tipo de roubo é o roubo sofisticado. Muitos cristão caem neste erro sem perceber que estão roubando.
O roubo sofisticado é aquele que envolve a mentira e o engano. Muitos usam atestados médicos falsos e outros fazem interurbanos pessoais no telefone da empresa. Especialistas afirmam que 20% do tempo de um trabalhador e gasto jogando conversa fora. Muitos não percebem, mas estão roubando o patrão. Estão recebendo por um trabalho que não fazem.
Há também muitos patrões que roubam seus empregados. Tiago 5:4 diz que mutos trabalhadores tem seu salário retido por fraude. É uma forma de roubo, tirar vantagem das pessoas em apuros.Eles aceitam qualquer trabalho e o patrão não lhes dá o salário justo. Tudo isso chega aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Há também a questão dos impostos. Nenhum ser humano normal gosta de pagar impostos, mas em uma sociadade civilizada, é um mal necessário. A evasão fiscal é uma forma de roubo. Tenatr pagar o menos possível é bom e normal, mas Deus quer que seus filhos sejam honestos. O Senhor disse em Lucas 20:25: "Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." Lucas 20:25
O pastor Aluízio possui uma escola, e um problema permanente é a inadimplência dos pais. Muitos sequer procuram pra negociar a dívida. Todo cristão deve pagar suas contas em dia, mas na impossibilidade deve procurar seus credores para algum tipo de acordo ao inves de tentar evitá-los.
Deus não é contra a captação de emprestimos dentro de algumas diretrizes. Mas após o vencimento, deixar de pagar é um tipo de roubo. Fugir do credor não significa que você está resolvendo problema. Procure seu credor e renegocie sua dívida.
Todos estes tipos de roubo trazem maldição. É uma coisa muito séria viver debaixo de maldição. Deuteronómio 28 nos dá uma lista de maldições, e por elas podemos concluir que uma pessoa amaldiçoada possui algumas características:
A pessoa amaldiçoada é alguém que sempre está por baixo em tudo o que faz.
Ela sempre acaba como última e perdedora, não importa como ela começa, por isso a pessoa amaldiçoada é um fracasso constante.
Normalmente são pessoas assombradas por incidentes misteriosos e estranhos que acontecem freqüentemente.
Nunca possuem coisa alguma e nunca desdentam do pouco que tem.
Uma vida assim debaixo de maldição torna-se um fardo difícil de ser carregado. O texto de Zacarias que mencionamos diz que o Senhor fará entrar e permanecer na casa do ladrão, consumindo tudo ali. No final, o ladrão não terá coisa alguma.
O terceiro tipo de roubo é o roubo espiritual. Nesse tipo de roubo o ladrão rouba de Deus.
"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda." Malaquias 3:8-9
Guarde essa verdade em seu coração: Deus vê aquele que não entrega o dízimo como um ladrão. Abraão deu o dízimo antes da lei, Jacó deu o dízimo por causa da casa de Deus, Moisés ordenou o dízimo e Jesus o elogiou. Quem o não dizimista pensa que é para cancelar o dízimo.
2. Os que não devolvem o dízimo são amaldiçoados como ladrões que roubam a Deus.
Algumas pessoas dizem que não possuem uma fé suficiente para devolverem o dízimo, sendo assim eu me preocupo se sua fé é suficiente para chegar ao céu. Se você é capaz de confiar em Deus a sua alma, então você será capaz de confiar 10% de sua renda. deus abençoa seu povo quando eles obedecem nassa área, e uma maldição financeira vem sobre aqueles que nào o fazem.
John Maxuell conta que um dos membros de sua igreja chegou a ele para dizer: "Quando eu ganhava mil reais por mês eu conseguia dar o dízimo, mas agora que ganho dez mil, não consigo mais. Por favor ore por mim."
John Maxuell conta que ficou de joelhos com o home e orou: "Senhor esse homem era capaz de obedecer antes quando ganhava menos, mas agora parece que não pode. Então eu oro para que o Senhor diminua o seu salário para o valor antigo, quando ele costumava ser fiel." O homem se levantou e disse: "Deixa pra lå pastor, eu vou voltar a ser fiel."
Você precisa acreditar que 90% com a bênção irão mais longe do que 100% com a maldição. Os sapatos irão durar mais tempo e o telhado será mais forte!
Deus é o dono de tudo de qualquer maneira. Ele não precisa do nosso dinheiro, é a sua maneira de levantar cristãos vencedores.Sem fé é impossível agradar a Deus, não roubar Deus é não roubar-se da bênção.
Alguns cristãos moram em casas roubadas, dirigem carros roubados, por que tudo foi pago com o dinheiro do dìzimo. Você acha mesmo que poderá se safar disso? Quando roubamos de homens podemos fugir, ma quando roubamos Deus não temos para onde ir. Os olhos do Senhor estão por toda parte, contemplando os maus e os bons. Roubar de Deus fará de você um ladrão duplamente abençoado, você será amaldiçoado por ser um ladrão comum, e pior, por roubar a Deus.
3. Os que não devolvem o dízimo são amaldiçoados como os que violam a lei.
Deixar de entregar o dízimo é uma violação da lei de Deus. Deixar de entregar o dízimo, portanto me coloca debaixo das maldições relativas a todos aqueles que violam a lei.
"Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém!" Deuteronômio 27:26
Não confirmar as palavras da lei, significa discordar de Deus e dizer que sua lei não é boa. Sei que alguns gostam de retrucar dizendo que não estamos mais debaixo da lei, por isso não dão o dízimo. O que precisamos entender é que nunca fomos eximidos de cumprir a lei moral de Deus. Nós estamos livres da lei no aspecto de que não preciasarmos cumprí-la pela nossa força, mas quando andamos no e Espírito, certamente nós concordamos e praticamos a lei.
Nenhum de nós discordamos que os dez mandamentos continuam válidos, mas gostamos de pensar que a lei referente aos dízimo não se aplica mais nos nossos dias.
Se questionamos a lei do dízimo, por que achamos que dez por cento é muito pouco e queremos dar mais, então eu concordo com você, mas o que as pessoas discordam e querem, é não dar coisa alguma. Nunca crie uma teologia para fazer o que é errado. Há uma maldição terrível sobre a pessoa que não confirma a lei. O dízimo foi dado para manter a casa de Deus no Velho Testamento. A casa de Deus continua hoje no Novo Testamento, então é preciso preservar o dízimo para sustentar a sua casa hoje na terra.
4. Os que não devolvem o dízimo são amaldiçoados, por que pagam o bem com o mal.
Somos abençoados e temos prosperado financeiramente, temos de tomar cuidado para não tomar o crédito pela prosperidade. Há pessoas que dizem: "Eu levantei cedo, trabalhei muito!" eles simplesmente tomam todo o créditoelo que possuem, mas precisamos nos lembrar que o Senhor dá, e o Senhor também pode tirar. Rconheça que tudo o que possui procede do Senhor.
"Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. 18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê." Deuteronômio 8:17-18
"e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!" Jó 1:21
Há também aquelas pessoas que não são gratas por aquilo que possuem. Elas gostam de dizer: "Eu sou filho de Deus, e mereço isso!" Não!
Você não merece coisa alguma. Todos nós merecíamos o inferno, mas Deus nos amou de tal maneira, que nos deu seu filho, por isso fomos livrados da condenação e ainda, recebemos todas essas bênçãos.
Lembre-se também, que Deus não lhe deve coisa alguma. Se você receber algo de Deus, será exclusivamente pela sua graça, sendo assim seja sempre grato. "Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?" 1Co 4:7
Tudo o que temos foi recebido, a nossa saúde e a nossa força vem de Deus. O nosso emprego e a nossa habilidade vem de Deus, então por que você não retribui a Ele e o honra com seu dízimo?
Há uma maldição terrível contra o ingrato, que recebe o bem de Deus, mas paga o bem que recebeu com a infidelidade e ingratidão. No salmo 109, você descobre o futuro desse tipo de pessoa. Uma longa lista de maldições virá sobre ele.
"1 Ó Deus do meu louvor, não te cales! 2 Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. 3 Cercam- me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. 4 Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro. 5 Pagaram-me o bem com o mal; o amor, com ódio. 6 Suscita contra ele um ímpio, e à sua direita esteja um acusador. 7 Quando o julgarem, seja condenado; e, tida como pecado, a sua oração. 8 Os seus dias sejam poucos, e tome outro o seu encargo. 9 Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva, a sua esposa. 10 Andem errantes os seus filhos e mendiguem; e sejam expulsos das ruínas de suas casas. 11 De tudo o que tem, lance mão o usurário; do fruto do seu trabalho, esbulhem-no os estranhos. 12 Ninguém tenha misericórdia dele, nem haja quem se compadeça dos seus órfãos. 13 Desapareça a sua posteridade, e na seguinte geração se extinga o seu nome." Salmos 109:1-13
Eu creio que aquele que aquele que sonega o dízimo está debaixo de todas essas maldições. O raciocínio é bem simples. Deus tem sido bom e tem lhe dado todas as bênçãos. Quando devolvemos o dízimo, estamos reconhecendo que o Senhor é a fonte de todas as bênçãos e estamos demonstrando a nossa gratidão. Portanto deixar de devolver o dízimo é um ato de indiferença e ingratidão. Não dar o dízimo é o mesmo que não se lembrar de Deus e adorá-ló.
Em outras palavras, não dar o dízimo é pagar com o mal todas as bênçãos que Deus tem nos dado.
Sendo assim, aquele que não devolve o dízimo se coloca debaixo de todas as maldições do Salmo 109.
· O ímpio estará sobre ele. V.6
· Satanás estará à sua direita. V.6
· Não haverá quem o defenda. V.6
· Sua oração será tida como pecado. V. 7
· Terá uma vida curta. V. 8
· Seus filhos ficarão órfãos e sua és Sá ficará viúva. V. 9
· Seus filhos serão vagabundos e pobres. V. 10
· Viverá escravizado por dívidas e juros escorcha tes. V. 11
· Não deixará posteridade. V. 13
· O seu nome se extinguirá. V. 13
· A maldição virá sobre ele. V. 17
5. Os que não devolvem o dízimo tem um céu de bronze sobre eles.
Uma grande bênção foi prometida para aqueles que são fiéis no dízimo.
"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." Malaquias 3:10
Mas, aqueles que se recusam a entregar o dízimo recebem uma maldição, que é o oposto dessa bênção, o céus se fecham sobre ele como bronze.
"Os teus céus sobre a tua cabeça serão de bronze; e a terra debaixo de ti será de ferro." Deuteronômio 28:23
Certamente deve ser algo terrível ter o céu de bronze sobre a nossa cabeça. Em vez de terem as janelas dos céus abertas, os não dizimistas possuem um céu de bronze. As janelas estão fechadas e a vida se torna muito difícil. Para completar, a terra debaixo do não dizimista se torna como ferro.
Precisamos reconhecer que a vida como vemos hoje já é muito difícil. A Palavra do Senhor disse que a terra foi amaldiçoada depois da queda do homem, pior isso trabalhar e cultivar uma terra amaldiçoada já é algo muito angustiante. Ter um céu de bronze e uma terra de ferro torna as coisas ainda mais difíceis. A semente não germina em uma terra de ferro, e o céu de bronze não manda chuva para regá-lá. Alguém que vive uma condição assim, jamais poderá prosperar.
Porque alguém iria querer trazer todas essas maldições sobre a sua vida? É hora de entregar o dízimo ao Senhor e ter as janelas abertas e bênçãos, sem medida, sendo derramadas sobre a sua vida.
6. Os que não devolvem os dízimos são amaldiçoados como os que se esquecem de Deus.
Todos aqueles que se esquecem de Deus são amaldiçoados. Esquecer-se de Deus é deixar de colocá-ló como primeiro sobre todas as coisas. É deixar de considerar sua vontade para cada área da nossa vida. É ignorar as necessidades de sua obra.
O povo de Israel sofreu muitas tribulações, por que se esqueceu do Senhor.
"Nos lugares altos, se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho e se esqueceram do SENHOR, seu Deus." Jeremias 3:21
Quando você se esquece de Deus, certamente vai derramar muito choro e muita lágrima.
"Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus." Salmos 9:17
Eu creio que o ato não entregar o dízimo é uma forma de esquecer de Deus e do seu favor. Você se esqueceu de quem lhe deu tudo o que você possui? Ao deixar de entregar o dízimo a cada mês, você está proclamando que não reconhece o seu Senhor, e se acha capaz de viver sem sua bênção.
Já é hora de rejeitar toda maldição em sua vida. Não espere que tudo seja removido de sua vida por causa da maldição, mas curve-se diante do Senhor reconhecendo-o como Deus em sua vida.
7. Os que não devolvem o dízimo são reconhecidos como adoradores de ídolos.
"24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer- se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." Mateus 6:24
Não podemos servir a dois senhores: A Deus e ao dinheiro. Existe uma maldição terrível sobre aqueles que adoram ídolos. A palavra de Deus deixa bem claro que o dinheiro é um deus concorrente. Muitos, infelizmente ainda servem a Mamon, o seu coração ainda está escravizado pelo dinheiro.
O objetivo do Diabo é que Mamon possa ocupar o lugar de Deus. Mamon nos promete aquilo que somente Deus pode nos dar: "segurança, significado, identidade, independência, poder e liberdade. Quando deixamos de devolver os dízimos estamos declarando que Mamon é o nosso deus.
"Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao SENHOR, obra de artífice, e a puser em lugar oculto. E todo o povo responderá: Amém!" Deuteronômio 27:15
Observe que aqueles que adoram ídolos estão debaixo de maldição também. Adorar o dinheiro é o mesmo que adorar outro ídolo de pedra ou madeira. As pessoas que não devolvem o dízimo estão declarando que o dinheiro é o seu Deus.
As pessoas se sentem seguras com o dinheiro, mas não se sentem seguras com Deus, apenas. Isso mostra quem é o Deus em sua vida. Se tiverem dinheiro, se sentem seguras, mas se precisar depender de Deus pela fé, se sentem completamente ansiosas.
Você já reparou como se exige fidelidade e transparência com aqueles que trabalham diretamente com o dinheiro. Isso é por que Mamon é um deus que exige santidade a ele.
Se alguém muito estudado se torna um pastor, todos ficam abismados. Se mandar alguém para separar-se para servir a Deus, todos se escandalizam, mas todos acham normal os melhores servirem a mamon.
Sempre que tenho a oportunidade de começar uma conversa com alguém desconhecido, começo perguntando: o que você faz para viver? Depois que ela responde, prossigo perguntando: e você gosta do que faz? Na maior parte das vezes elas respondem: Não! então eu as questiono: Por que você continua fazendo o que faz? E a resposta e sempre a mesma: dinheiro. Na verdade as pessoas estão dizendo que o dinheiro é o Senhor delas. Elas estão servindo ao dinheiro ainda que de maneira inconsciente.
· É o dinheiro quem acaba decidindo coisas na minha vida?
· É Mamon quem decide quantos filhos eu vou ter?
· É Mamon quem decide quando eu devo me casar?
· É Mamon quem decide se eu participo ou não de uma conferência abençoada?
· É Mamon quem decide qual o valor da minha oferta?
· É Mamon quem decide qual profissão eu devo seguir?
· É Mamon quem decide como trato com as pessoas?
· É Mamon quem decide como devo fazer a obra de Deus?
Nós nunca deveríamos trabalhar por dinheiro pois nós fomos chamados para trabalhar para Deus. O dinheiro deve ser o nosso servo, e nós devemos servir a Deus somente. Não trabalhe pelo dinheiro, trabalhe por uma visão, por um chamado de Deus. Se você foi chamado para fazer algo, faça simplesmente pela direção de Deus e não pelo dinheiro.
Talvez você esteja dizendo: Eu nunca adoro Mamon! Nós nunca fazemos isso com palavras, mas com atitudes! Sua atitude não deveria ser traduzida em uma atitude assim.
Mamon como te desejo. Se você está comigo fico feliz. Minha segurança está em você. Você me proporciona alegria. O que for preciso eu fazer, farei, sem medir esforços para te ter sempre comigo. Tu és a minha proteção.
A maneira de tirarmos esse ídolo da nossa vida é devolvendo o dízimo. Mamon é destronado e a maldição da idolaria é removida da nossa vida!
Lembre-se: Seu senhor será aquele a quem você entrega os 10% de seus rendimentos!