Procrastinar: o mal administrador do tempo


Procrastinar é adiar uma tarefa ou compromisso importante. Acontece com todo mundo, mas para algumas pessoas é tão frequente que se tornou um hábito. São diversas as razões que levam as pessoas a procrastinarem, as mais comuns são: preguiça, insegurança (acreditar não ser capaz de fazer o que deve ser feito) e não saber aproveitar o tempo.

Embora sejam várias as razões, as justificativas são sempre as mesmas: não tenho tempo! Como posso fazer o que é necessário com tanta gente me pedindo um monte de coisas a toda hora?
As frases mais comuns que se ouve são: “Amanhã eu faço”, ou “assim que tiver um tempinho eu termino”, ou “ainda faltam algumas coisas para que eu possa iniciar esse trabalho”.
As pessoas que adquiriram o hábito de procrastinar são vitimas dele. Sofrem e ficam atormentadas com as tarefas e compromissos cujos prazos estão terminando e que acreditam não serem capazes de cumprir
Para pessoas assim, só há uma saída: acreditar que a melhor forma de se livrar desse hábito é gerenciando melhor o tempo. O primeiro passo para vencer a imobilidade temporal ou procrastinação é ter a clara noção de que os eventos estão todos interligados e que quando prorrogamos alguma coisa, estamos utilizando esse tempo com outras coisas. Conclusão: só é viável prorrogar uma tarefa, quando iremos utilizar o tempo para a execução de outra mais importante.
Parece fácil, mas somente com determinação e disciplina, o habito de procrastinar será eliminado.
Algumas práticas que ajudam a superar a procrastinação:
1. Conscientizar-se de que a pessoa mais prejudicada com o adiamento é quem adia. Portanto, quanto antes realizarmos a tarefa e nos livrarmos dela, mais cedo desfrutaremos da sensação de alívio e do prazer do sentimento de dever cumprido e de realização.
2. Identificar as razões do adiamento, que podem ser:
   • Medo de falhar;
   • Medo do desconhecido;
   • Falta de motivação;
   • Preguiça;
   • Perfeccionismo.
Identificando as razões, você não terá dificuldade de encontrar a solução.
3. Dividir tarefas complexas em partes. Isso facilitará a execução dos trabalhos.
4. Elaborar um planejamento e um cronograma de atividades para cada tarefa.
5. Monitorar o andamento das atividades, comparar com o planejamento e fazer os ajustes necessários para garantir o progresso.

Pense Nisso

Pr.Wagner Gomes

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