Procrastinar é adiar uma tarefa ou compromisso importante.
Acontece com todo mundo, mas para algumas pessoas é tão frequente que se tornou
um hábito. São diversas as razões que levam as pessoas a procrastinarem, as
mais comuns são: preguiça, insegurança (acreditar não ser capaz de fazer o que
deve ser feito) e não saber aproveitar o tempo.
Embora sejam várias as razões, as justificativas são sempre
as mesmas: não tenho tempo! Como posso fazer o que é necessário com tanta gente
me pedindo um monte de coisas a toda hora?
As frases mais comuns que se ouve são: “Amanhã eu faço”, ou
“assim que tiver um tempinho eu termino”, ou “ainda faltam algumas coisas para
que eu possa iniciar esse trabalho”.
As pessoas que adquiriram o hábito de procrastinar são
vitimas dele. Sofrem e ficam atormentadas com as tarefas e compromissos cujos
prazos estão terminando e que acreditam não serem capazes de cumprir
Para pessoas assim, só há uma saída: acreditar que a melhor
forma de se livrar desse hábito é gerenciando melhor o tempo. O primeiro passo para vencer a
imobilidade temporal ou procrastinação é ter a clara noção de que os eventos
estão todos interligados e que quando prorrogamos alguma coisa, estamos
utilizando esse tempo com outras coisas. Conclusão: só é viável prorrogar uma
tarefa, quando iremos utilizar o tempo para a execução de outra mais
importante.
Parece fácil, mas somente com determinação e disciplina, o
habito de procrastinar será eliminado.
Algumas práticas que
ajudam a superar a procrastinação:
1. Conscientizar-se de que a pessoa mais prejudicada com o
adiamento é quem adia. Portanto, quanto antes realizarmos a tarefa e nos
livrarmos dela, mais cedo desfrutaremos da sensação de alívio e do prazer do
sentimento de dever cumprido e de realização.
2. Identificar as razões do adiamento, que podem ser:
• Medo de falhar;
• Medo do
desconhecido;
• Falta de
motivação;
• Preguiça;
• Perfeccionismo.
Identificando as razões, você não terá dificuldade de
encontrar a solução.
3. Dividir tarefas complexas em partes. Isso facilitará a
execução dos trabalhos.
4. Elaborar um planejamento e um cronograma de atividades
para cada tarefa.
5. Monitorar o andamento das atividades, comparar com o
planejamento e fazer os ajustes necessários para garantir o progresso.
Pense Nisso
Pr.Wagner Gomes
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