Deus instituiu princípios imutáveis na área de autoridade. O primeiro é OBEDECER às autoridades constituídas por Ele e o segundo é EXERCER autoridade sobre as pessoas que estamos liderando.
Alguns pensam que devemos somente obedecer, mas fica claro na Palavra de Deus que aqueles que não exercem autoridade estão no mesmo patamar daqueles que desobedecem as autoridades e as conseqüências são desastrosas para aqueles que ainda não aprenderam esses princípios.
Vamos lembrar que Deus deu a Adão autoridade sobre a terra e ele fazia tudo que desejava, pois a terra estava em seu domínio. Mas, infelizmente Adão não exerceu autoridade sobre a terra e permitiu que Satanás roubasse a autoridade dada por Deus. Foi porque Adão não exerceu a autoridade dada que a terra ficou amaldiçoada, o homem perdeu o paraíso, o trabalho passou a ser mais duro e a mulher a sofrer no parto. (Gn. 3:16-19).
Mateus 8:5-10 conta a passagem de um centurião romano que deixou Jesus maravilhado. Após ouvir o recado desse homem, Jesus disse: “Nem mesmo em Israel, encontrei tanta fé”. Pela primeira vez Jesus conheceu alguém que entendia e operava nos princípios de autoridade e submissão que Ele ensinava. A fé que vence o mundo está baseada em entendermos esses princípios. Aqui está o maior grau de fé alcançado por uma pessoa. O centurião explicou a Jesus que estava debaixo de autoridade (Mt. 8:9 a) e ele sabia como comportar-se obedecendo as ordens recebidas. Em seguida falou o que Jesus queria ouvir de um servo dele: “Tenho soldados às minhas ordens. Digo para ele ir e ele vai, digo para ele vir e ele vem. Digo ao criado para fazer certas coisas e ele faz”. (Mt. 8:9 b).
Os militares e policiais entendem mais de autoridade e submissão do que os civis, pois são treinados para obedecer e submeter-se e exercer autoridade. Eles conhecem esses princípios e sabem que se não for dessa maneira a baderna vai imperar. Mas , infelizmente. Nossos irmãos nas Igrejas sofrem toda sorte de ataque porque não reconhecem esses princípios de autoridade.
Um certo escritor cristão escreveu que há dois tipos de pecados: 1) pecado contra a santidade de Deus e que são sempre perdoados e 2) pecado contra a autoridade de Deus, que não pode ser perdoado, pois é pecado de rebelião. Romanos 13:1,2 diz que Deus constitui as autoridades e o próprio Deus rege-se através de autoridade, pois Deus é três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Observe que em tudo existe hierarquia onde precisa de autoridade e submissão. Vamos começar pelo Céu: Deus Pai, Seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo, depois arcanjos, querubins, serafins e anjos. Aqui começa a cadeia de comando e de submissão. No inferno não é diferente: Satanás, principados, potestades, poderes desse mundo tenebroso, forças espirituais da maldade (Ef. 6:12). Na família, uma instituição criada por Deus, existe a autoridade máxima que é o marido, depois a esposa e depois os filhos. (Ef. 5:22-24; 6:1-3). Porque os lares estão destruídos hoje? Porque essa hierarquia divina foi quebrada. O marido perdeu sua autoridade, a mulher assumiu esse papel e na maioria dos lares os filhos estão no comando. Está tudo errado! Claro que todos estão sofrendo e só vai acabar com esse sofrimento quando o lar voltar aos princípios bíblicos. No emprego a autoridade máxima é o patrão e líderes instituídos por ele e todo empregado deve submeter-se a autoridade constituída pela empresa senão será demitido com justa causa. (Ef. 6:5-8). Cada país tem o seu presidente ou governante, cada estado seu governador, cada cidade seu prefeito, cada ministério seu líder. (1 Tm. 2:1-3).
E na Igreja do Senhor? O “dono”, o “proprietário” o comandante é Jesus (Ef. 1:22). Está tudo debaixo de seus pés, significando que Ele é quem dá as ordens. Sabe por que a Igreja está sofrendo tanto? Porque em muitos movimentos esse principio de autoridade foi quebrado. Apóstolos, Bispos, Pastores, assumiram o papel de Jesus sobre a Igreja. Não obedecem mais a Palavra de Deus, estão em rebeldia contra a autoridade de Deus e como já falamos isto é um pecado que não tem perdão. Isso é rebelião declarada contra nosso Deus e Ele não abre mão, pois não perdoou os anjos rebeldes (2 Pd. 2:4) , não perdoou Coré e sua turma de rebelados contra Moisés ( Nu. 16) e nem mesmo seus irmãos, Arão e Mirian escaparam (Nu, 12). Todo pecado de rebelião as conseqüências são trágicas e as pessoas envolvidas perecem levando consigo seus familiares e amigos. Deus odeia a todos aqueles que não estão debaixo da autoridade e não se submetem. É um principio divino, portanto precisamos repensar urgentemente nossas atitudes rebeldes contra as autoridades constituídas por Deus em todos os segmentos. Depois de Jesus, aí sim temos aqueles que foram chamados a ser autoridade e exercer autoridade na Igreja. (1 Co. 12:4-7,28). Todo ser deve estar sujeito ao seu líder, a autoridade que está acima porque não há liderança que não venha de Deus. Mesmo que você não entenda o porque, o importante é obedecer e exercer seu papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.