“A SEARA É GRANDE”


Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.
(Mt 9.37,38)

Já dizia meu pai: "A falta de trabalho ou a ausência dele, faz que surjam o lixo da sociedade". Talvez seja isso para tantos absurdos dentro de nossas igrejas e na sociedade de forma em geral. A falta de um objetivo, uma direção, uma liderança e sem dúvida nenhuma a falta de trabalho, é a liberdade encontrada dentro da igreja para tantas práticas que ignoram a Palavra de Deus. O texto abaixo nos lembra que, mesmo que falte por parte do seu Pastor uma direção, o nosso maior Pastor, o Senhor Jesus, aguarda sua participação no reino de Deus.
O Senhor Jesus falou com Seus discípulos sobre a grandeza da Seara, e afirmou que são poucos os obreiros (trabalhadores). Ele ordenou que orássemos a Deus pedindo que mande trabalhadores para a Obra. Nesta reflexão, iremos meditar na expressão “A Seara é Grande”, e veremos que na realidade é grande em necessidade, amplitude, urgência e recompensa.


a) Grande Na Necessidade

A humanidade carece ouvir aquilo que os Semeadores da Palavra têm a dizer. A necessidade dos seres humanos não diminuiu porque estamos na era pós-moderna. As pessoas, a despeito dos avanços da tecnologia e da ciência, continuam com fome e sede do Deus Vivo e Verdadeiro. Nada ocupa o lugar de Deus no coração humano, quando Deus não tem a primazia continua o vazio na alma. É como disse Agostinho (um dos pais da Igreja): “Tu nos fizeste para ti, e inquieto está o nosso coração, até que venha a repousar em ti”. Não há dúvida, a Seara é grande em sua necessidade.

b) Grande Na Amplitude

A Seara não está restrita a um povo, uma nação, região, província ou lugar. “ O campo é o mundo”, disse o Nosso Senhor Jesus. Onde houver um ser humano, até mesmo nas ilhas mais remotas, a semente, que é a Palavra de Deus, deve chegar lá. Alguém já disse com muita propriedade: “Cada coração sem Cristo, um campo missionário, cada coração com Cristo, um missionário”. Paulo disse a Timóteo que Deus “quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.5). A Seara é grande em sua amplitude.

c) Grande Na Urgência

A Seara é grande na urgência. Não podemos perder tempo. Não devemos medir esforços. Vidas estão perecendo, seres humanos se afogando no ‘lamaçal do pecado’, pessoas dando o último suspiro na ‘areia malvadiça’ da iniqüidade. Diz o hino: “É hora de estender a mão em prol da multidão que está do outro lado!”. É já a última hora. Ouçamos o mestre: “a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9.4b).

d) Grande Na Recompensa

O Dono da Seara retribui a Seus trabalhadores. “Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho” (Hb 6.10). “O nosso trabalho não é vão no Senhor”.
Na realidade, só no privilégio de ser servo de Deus, cooperador na Sua Obra, só por Ele em Sua soberania contar conosco, que somos constituídos do pó e da cinza, frágeis e pequenos, em si, já é recompensador, entretanto, Ele recompensará Seus servos fiéis também na eternidade. A Seara é grande na recompensa.

Que o Rei da Glória, o Dono da Seara, o nosso Capitão Celestial, O Senhor de nossas vidas e Salvador de nossas almas, possa contar conosco na sublime tarefa de ganhar almas para Seu Reino, pois a Seara é grande. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.