INSEGURANÇA?

Um dos grandes problemas da nossa sociedade de maneira geral é gostar da vida como ela verdadeiramente é, aprender à desfrutar do que ela nos oferece, seja aparentemente bom ou ruim é saber administrar momentos como uma grande oportunidade de crescer.

Como compreender como uma pessoa pode viver num mundo tão hostil quanto o nosso?
Como elas conseguem suportar GROSSERIAS, palavras NEGATIVAS, olhares INTRANSIGENTES?
O mundo das emoções é muito sublime e belo, não há nada demais nisso, mas as pessoas demasiadamente "melindrosas", em geral fracassam no lar, no trabalho, na vida social e em seus relacionamentos, pois deixam de ser simplesmente solícitas e passam a ser INSEGURAS. De fato, elas, querendo evitar disputas e buscando aceitação, vivem fazendo a vontade "dos outros", sem ter vida, opinião e sonhos próprios, elas vivem um eterno conflito por não conseguirem conciliar suas emoções. Salomão foi um rei muito bem sucedido, rico e poderoso mas, igualmente uma pessoa dotada de profundo discernimento humano, e sabedor das realidades que nos cercam; bem por isso, foi chamado SÁBIO. Confesso porém, que levei algum tempo para alcançar uma de suas recomendações, pois ela parecia paradoxal, diante da dificuldade que temos em exercer prudência e justiça. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? (Eclesiastes 7:16).

Ocorre, entretanto, que a ponderação tem grande significado, quando imaginamos as pessoas que buscam quase em aflição ser agradáveis diante dos outros, dizendo "sim" para cada proposição. São pessoas cuja maior característica é a gentileza, mas que, de outra banda, são extremamente sensíveis à críticas e ofensas. Ocorre que a lógica do mundo, e o próprio ensinamento do rei Salomão, nos indica que, há um tempo para cada coisa nesta vida, sendo que um dia plantamos e no outro arrancamos, um dia cantamos e no outro choramos (Eclesiastes 3:1-8).

Agradar à TODOS o tempo TODO se torna simplesmente CANSATIVO e IMPOSSÍVEL, uma vez que, os objetivos e desejos do contexto são, via de regra, diferentes. Em uma analogia rudimentar, podemos afirmar que a morte da zebra é a vida do leão. E quando tal pessoa "sonha" em discordar, se sente mal porque "Ha litigato col suo amico" (Ele (a) está em divergência com seu amigo).

Mas daí vem a questão: como suportar as maneiras grosseiras de um colega inconveniente? Como lidar com palavras rudes? Como conviver com os austeros?
Se sua vida tem sido prejudicada por este tipo de comportamento, deve entender que, as pessoas ao seu redor pretendem ser MUITO CONVÍCTAS de suas posições, mas todos têm PONTOS FRACOS, e no fundo da mente, esperam de você uma resposta decisiva, mesmo que contrária às suas idéias. Coloque em sua lista de vocábulos a palavra "não" , sendo você mesmo, sem medo ou insegurança, pois momentos há em que ela é a mais apropriada, e isso à faz preciosa.
"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." (Provérbios 25:11).
Por isso o importante antes de tudo é dar uma oportunidade para você ser você!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.