Quando perdemos a glória de Deus




Introdução: A coisa mais importante em nossas vidas é a Glória da presença de Deus! Aquela unção que nos alimenta, nos purifica, nos enche de poder e quebra todo no jugo. Temos vivido esta experiência no CEDRINHO porque estamos vivendo o mover que Deus quer nos dar e não oque o homem quer deixar. Na historia de Israel, havia um sumo sacerdote chamado Eli, ele era o juiz de Israel que julgava as causas do povo. Nesta época eles estavam enfrentando os inimigos chamados filisteus.Aconteceu que, os filisteus estavam pelejando contra Israel, e o povo de Deus percebendo que iriam perder a batalha, disseram para os filhos do sumo sacerdote, que trouxessem de volta a arca da aliança. 

O que é Arca da Aliança? Na palavra de Deus, a arca da aliança simboliza a presença manifesta de Deus. Deus é onipresente, está em todos os lugares ao mesmo tempo.Todavia, embora o Senhor esteja em todos os lugares ao mesmo tempo, Ele não se manifesta em todos os lugares. Ele se manifesta apenas em alguns lugares e em algumas pessoas. E quando a sua presença se manifesta nós dizemos que a sua Glória está se manifestando. É difícil explicar como a Glória de Deus se manifesta, mas podemos experimentá-la com reações diferentes. A Gloria de Deus é tão importante na vida de um homem, que Moisés apesar de ter visto o poder de Deus operando em várias situações, com sinais e prodígios, desejava mesmo era a Glória de Deus. (Ex 33:18) Neste texto que acabamos de ler, é narrado um dos piores momentos da história de Israel, pois eles haviam perdido a Glória de Deus.

3 motivos porque perdemos a glória de Deus
1 - Perdemos a glória quando deus não é colocado em primeiro lugar – I SM 2:29
O Senhor jamais aceitará ser o segundo em sua vida, Ele não divide Sua Glória com ninguém, uma vez que só o Senhor é Deus. Quando colocamos coisas ou pessoas antes de Deus, perdemos a sua Glória. Quando buscamos primeiro os nossos interesses, como tempo, dinheiro e pessoas, também perdemos a sua Glória.(Mt 6:33)
Quando honramos ao Senhor, mantemos a sua Glória sobre nós, e nada nem ninguém poderá nos separar dela. O exemplo de Abraão e Isaque: O Senhor disse que Isaque era o único filho de Abraão, o que significa que Ismael não foi contado. Sendo o único, ele era também o primeiro, e sabemos que todo o primeiro pertence a Deus. (Gn 22:2-12).Deus poderia exigir o primeiro de Abraão, e quando ele resolveu dá-lo, sua fé foi comprovada. Dar o Isaque não significa, portanto, dar o melhor ou o sacrifical, mas significa dar o primeiro. O princípio do primogênito: (Lv 27:26-28). Hoje o israelita poderia dizer: “Deus não precisa da minha ovelha, do meu filho, do meu dinheiro”. Mas esse era o mecanismo para Ele mostrar que era o primeiro. Deus não queria a ovelha mais gorda ou a mais bonita, ele queria a primeira. Não poderia ser a segunda ou a oitava, pois assim ele não seria o primeiro. Deus somente é Deus se ele for o primeiro.

2- Perdemos a glória quando trocamos a unção do senhor por estratégias humanas – II CR 12: 5,9-10
Podemos manter todos os nossos hábitos religiosos e ainda apartarmos do Senhor, se o nosso coração não estiver Nele.Israel deixou o Senhor e então o inimigo veio e roubou o ouro do templo e o rei colocou bronze no lugar do ouro. O ouro simboliza a Glória de Deus. E o que significa trocar ouro por bronze? Trocamos ouro por bronze quando arrumamos substitutos humanos para a Glória de Deus. Já não temos o mesmo louvor cheio de unção, mas procuramos manter o mesmo barulho e animação natural.
Trocamos ouro por bronze quando mantemos a aparência sem a realidade do ouro. Deus abomina aparência sem realidade. É por isso que Deus rejeita a religião humana.
Trocamos ouro por bronze quando tudo continua funcionando como antes, mas sem Glória alguma. É incrível como podemos continuar fazendo todas as coisas sem a presença manifesta de Deus. Não basta algo bom; queremos a Glória.

3- Perdemos a glória quando ficamos satisfeitos com a nossa mediocridade espiritual
Dois tipos de insatisfação: insatisfação humana que traz melancolia, tristeza; e insatisfação que vem de Deus. Esta sim é espiritual, Deus coloca em nosso coração para que tenhamos fome e sede pela sua presença. Esta insatisfação é para tirar da mediocridade, da mesmice e levá-lo a um novo nível.Muitos vivem em uma eterna mediocridade espiritual, ao menos que Deus tire as escamas dos olhos, jamais enxergarão a sua própria realidade.
As vezes você esta 80% cheio do espírito e estufa o peito todo satisfeito, olhando para o irmão que esta ao seu lado que tem 40%, 20%, 10%, 5%. Ainda que estes 80% sejam benção de Deus mais acabam virando maldição porque você acaba se acostumando e nunca vai trabalhar para chegar aos 100%.Pessoas assim nunca vão transbordar nem da gloria, unção, poder de Deus.

Conclusão: Que esta mensagem sirva para nós como advertência para que não venhamos perder a Glória que Deus tem nos dado. E não só isso, mais crescer com mais fogo, mais paixão e mais Gloria. Assim também acontecerá com a nossa igreja neste segundo semestre, a Glória de Deus vai encher este lugar, vai encher as células, vai encher as pessoas, e muitos como os sacerdotes não conseguirão ficar de pé ao ver a Gloria de Deus manifestada.

Aplicação pessoal:
•Quantos aqui já sentiram o toque da Glória de Deus?
•Você consegue ficar longe desta presença?
•Quantos querem mais da presença de Deus?