TRES VIRTUDES INDISPENSÁVEL EM UM MATADOR DE GIGANTES

TEXTO: 1 Samuel.17:21-45

INTRODUÇÃO: Se eu perguntasse sobre quais deveriam ser as características de um Matador de Gigantes, certamente muitos diriam: CORAGEM! OUSADIA! FORÇA! HABILIDADE! INTELIGÊNCIA! E nenhuma dessas respostas estaria incorreta. Mas além dessas há três que são indispensáveis. Elas precisam estar na nossa vida hoje, ou terão que ser desenvolvidas.

1. UM MATADOR DE GIGANTE É CURADO DE ALMA: Se existe uma condição para se fazer a guerra, é que o guerreiro esteja bem interiormente. Os traços de coragem, ousadia e determinação não se encaixam com a vida de pessoas que tem pendências ou coisas não resolvidas em sua vida. A trajetória de Davi até derrubar Golias comprova que ele era alguém curado de alma. Porque ele teve uma atitude positiva diante de situações que muitos não agüentariam, tais como: a) Esquecimento: O profeta Samuel foi visitar a família de Jessé, e ele se esqueceu que tinha oito filhos. Ele só chamou os sete. Esqueceu-se de Davi; b) Crítica: Os irmãos o criticaram duramente. c) Incredulidade: O rei Saul não acreditou (v.33); d) Desprezo: Golias zombou dele, minimizou o que ele era (Vv.42-44) Somente uma pessoa, curada de alma poderia persistir em lutar depois de ouvir todas as palavras de desestímulo que ele ouviu. Se você quer ser um matador de Gigante, você precisa ser também uma pessoa curada de alma, senão o Diabo paralisa sua vida.
Não pode ser alguém ultra-sensível à crítica. Alguém com quem não se pode falar nada. Alguém que não pode ser confrontado.
Você precisa saber lidar com pessoas que não vão muito com a sua cara, sem se tornar também uma pessoa crítica, negativa, amarga, acusadora

2. MATADOR DE GIGANTES AGUENTA PRESSÃO: Matadores de Gigantes são à prova de pressão. Observe quantas pressões Davi teve que suportar até derrubar Golias:
o A pressão da agressividade: Golias saia a desafiar a Israel. Ele não estava passivo.
o A pressão da reputação do gigante: Ele é o guerreiro o campeão dos Filisteus.
o A pressão do problema que aparecia todos os dias Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias;
o A pressão das ameaças que o Gigante fazia: “Eu vou te matar”;
o A pressão de pessoas que nos abandona: Davi ficou sozinho na hora do confronto.;
o A pressão de situações que nunca enfrentamos antes: Davi já tinha enfrentado um leão e um urso.
Mas nunca tinha enfrentado um gigante. Quando nós nos convertemos, Deus colocou em nós um capacitor que nos fortalece e nos trona capazes de suportar pressão que é o Espírito Santo. Muitos diante da pressão reagem negativamente: Tem gente que na pressão quer dormir e se isolar de todos; outros ficam o dia inteiro vendo TV, outros comem sem parar, alguns ficam com insônia, outros fazem a loucura de sair para gastar dinheiro e ainda há os que buscam excessivamente a prática de lazer. Mas Davi, cercado de pressão por todos os lados, suportou e não desistiu de lutar. Você foi chamado para ser coluna na casa de Deus. Veja o que diz (Apocalipse 3:12.) E a principal função da coluna é agüentar a pressão de todo edifício!Por isso, a Bíblia diz que quem vencer aqui será coluna lá. Mas quem é que vence aqui? Quem agüenta a pressão hoje! Quem já é coluna hoje, será coluna também naquele dia.Portanto, se você está passando por pressão agüente firme e confie em Deus,

3 UM MATADOR DE GIGANTE LUTA DE OLHO NA RECOMPENSA: Davi pediu que os soldados repetissem para ele qual era a recompensa várias vezes. É lógico que ele não gostou de ver o nome do Senhor sendo afrontado. Mas ele foi muito motivado pela recompensa. O rei iria fazer três coisas para o homem que matasse Golias: * Daria riquezas; * Daria a mão da sua filha em casamento; Livraria ele e a casa do seu pai de todos os impostos. Em toda a Bíblia existe uma recompensa para aqueles que matam gigantes. Para aqueles que se tornam vencedores. Davi recebeu a recompensa que o rei prometeu e uma que o rei não tinha prometido: Que foi o trono de Israel. Isso mostra, que a recompensa que nós recebemos das mãos do Senhor é muito maior do que na verdade nós a almejamos. Tudo que Davi queria era um dinheiro na conta, nunca mais pagar conta de luz e água, IR, e casar com a filha do rei. Mas Deus lhe deu além de tudo isso, o trono de Israel. Deus não fica de vendo nada a ninguém; Aquele que remove a afronta será lembrando no livro das obras, nos anais celestiais.Portanto, vamos nos levantar hoje. Como guerreiros desse exército vamos aclamar o nome do Senhor. Vamos cortar a cabeça do gigante, remover a afronta e declarar que TODA TERRA SABERÁ QUE HÁ DEUS EM ISRAEL.


Conclusão:

Deus tem forjado em nós o caráter de um povo vencedor para superarmos pressões, pois somos povo escolhido, raça eleita, mas para alcançar o Reino de Deus e suas recompensas primeiro temos de vencer os “gigantes” e todas as suas afrontas contra o povo de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.