De Zé mané a Barnabé


“José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.” Atos 4:36-37
           
Vamos estudar o texto de Barnabé ( Encorajem-se uns aos outros) tenho certeza que você não se lembrará de um “abençoado” da sua igreja quem gosta muito de praticar este intragável “dom do mal”.

Desencorajadores andam aos montes, não apenas nas igrejas, mas no nosso trabalho, escola, faculdade... A Bíblia nos ensina a sermos otimistas, mas estes parecem ter o prazer de nos ver tristes e estagnados em nossas posições.

Barnabé era um homem simples, que pela sua enorme importância na pregação do evangelho no novo testamento, até que não é tão conhecido. Este homem entendeu realmente o significado de parakletos (original grego para “chamar para o lado, encorajar”), tanto que teve extrema importância na vida de Paulo, ao defendê-lo e apoiá-lo (Atos 9:26-27), quanto a Marcos, quando acreditou até o fim que aquele homem iria ser uma benção para a igreja.

Ás vezes nos empenhamos tanto em ser reconhecidos como Paulo ou Marcos de nossa geração, que nos esquecemos que os Barnabés são de extrema necessidade em nossas comunidades. Homens e mulheres dispostos a defender não apenas o Evangelho, mas também o povo de Deus. Sendo essa defesa em forma de oração, apoio, palavras de ânimo, encorajamento ou simplesmente uma palavra de carinho, respeito e compreensão.

Precisamos de apoiadores, Jesus já sabia disso quando nos envio o maior deles, aquele que é chamado de Espírito Santo, o Parakletos divino. Por isso Ele nos deixa esse mandamento: encorajem-se uns aos outros. Vista a camisa do povo de Deus e lute pelo bem estar de seus irmãos, sua atenção a eles pode salvar vidas e transformar corações. Lembrei agora de uma canção que diz uma verdade imensa sobre a importância de cuidarmos de nossos irmãos: “Você não sabe, mas a primeira vez que vi meu Deus foi em seus olhos, quando eu precisei e você estava ali.”

A família de Deus deve ser protegida e defendida por todos nós que fazemos parte dela. Pare de falar mal de seu irmão, deixe de ser um Mané e procure ser um Barnabé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.