ARTIGO COMPORTAMENTAL- vale a pena estudar

COMPORTAMENTO E CARÁTER CRISTÃO.


"Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de Deus. Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos." (1Co 10:31-33 NTLH)
Introdução: A pessoa que recebe a Jesus como seu Salvador pessoal, tem a sua maneira de agir totalmente modificada, pelo fato de que com o novo nascimento, ele torna-se numa nova criatura.
I. CONCEITOS:
  1. COMPORTAMENTO: é considerado como um conjunto de atitudes e maneiras de agir do indivíduo em face ao meio social em que vive.
  2. COMPORTAMENTO CRISTÃO: é o conjunto de ações que identificam o homem com a vontade de Deus, e o faz reconhecido como uma pessoa que traz benefícios ao seu próximo.
  3. CARÁTER: O termo vem do grego "character" que significa "distintivo". Portanto significa "marca"
O conceito de caráter, no entanto é mais abrangente. Às vezes caráter é entendido como a própria personalidade. Caráter é o "feitio moral", o conjunto de qualidades boas e/ou más de um indivíduo. É um componente da personalidade e é adquirida e se desenvolve sob a influência do meio ambiente. Tem a ver com a conduta moral do indivíduo. (A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa, para que, quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações, e assim louvem a Deus no dia da sua vinda. 1Pe 2:12)
II. COMPORTAMENTO HUMANO.
Existe uma série de fatores que atuam no ser humano e dá motivo para a que a pessoa venha a agir ou reagir dessa ou daquela maneira. Estes agentes podem ser:

  1. De natureza interna. Partindo do próprio indivíduo. (Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. Mt 5:16 NTLH)
  2. De natureza externa. Estímulos ambientais. O indivíduo tem sempre condições de reagir a esses estímulos com uma resposta que é o seu comportamento através do qual ele ficará conhecido no seu meio ambiente.(O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem moram nos palácios! Mt 11:8 NTLH
Ambientes: o que cerca ou envolve a pessoa na esfera em que vive. Estes ambientes podem se tornar verdadeiros "gigantes" na formação do ser humano. A criança é formada em ambientes e estes vão influenciar o "caráter" desta criança durante a sua criação. (O Filho do Homem come e bebe, e vocês dizem: "Vejam! Esse homem é comilão e beberrão; é amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama. Lc 7:34 NTLH) 
EXEMPLOS DE AMBIENTES NEGATIVOS:
  • Ambiente de crítica(Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado. Rm 14:13)
  • Ambiente de humilhação.
    (Todos me ameaçam, abrem a boca para zombar de mim e me dão bofetadas para me humilhar. Jó 16:10)
  • Ambiente de zombaria. (Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, 2 Pe 3:3)
  • Ambiente de desvalorização.
    (E me humilharei ainda mais diante dele. Você pode pensar que eu não sou nada, mas aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor! 2Sm 6:22)
  • Ambientes sem perdão. (tu querias ver se eu ia pecar para depois me negares o teu perdão. Jó 10:14)
  • Ambientes de mentira. (Você gosta mais do mal do que do bem e prefere a mentira em lugar da verdade. Sl 52:3)
  • Ambientes de trapaça(Eles planejam a maldade, fazem o que é errado e só pensam em enganar os outros. Jó 15:35)
  • Ambiente de intolerância ou de tolerância extrema.
    (Vocês são tão sábios e suportam de boa vontade os loucos. 2Co 11:19)
  • Ambiente de falta de limite social.
    (Estão sempre acusando os seus irmãos e espalhando calúnias a respeito deles. Sl 50:20)
  • Ambiente de falta de carinho. (Não era um inimigo que estava zombando de mim; se fosse, eu poderia suportar; nem era um adversário que me tratava com desprezo, pois eu poderia me esconder dele. Sl 55:12 NTLH)
  • Ambiente sem Cristo.
    (Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus. Efésios 2:12)
Livre Arbítrio: (Faculdade de resolver, de decidir). Ao criar o homem, Deus o dotou de liberdade de escolha, de opção. Contudo deve ser notado que liberdade implica em responsabilidade. (Mas, se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho útil. Então não sei o que devo escolher. Fp 1:22)

III. COMPORTAMENTO CRISTÃO.
Como todas as pessoas, o cristão tem também o direito de ação. Muitos julgam o cristão como um "bitolado" que vive num terrível jugo e que é obrigado a viver uma vida de sacrifícios e renuncia total. Isto não é verdadeiro, o cristão vive de maneira que procura agradar a Deus. A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. 1Co 2:15 
  1. ANDAR EM SINCERIDADE
Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Mt 6:22
Sinceridade: franqueza, lealdade, verdade. Que não oculta, não distorce.
Origem da palavra: Quando os artesões do mármore, na antiga Roma, faziam acidentalmente talhos muitos profundos em certas partes de suas esculturas, procuravam esconder tais falhas enchendo os sulcos com pedaços de cera da mesma cor, mascarando os defeitos ocasionados pela má execução de suas peças que eram vendidas como perfeitas. Outros escultores desejavam vender as suas obras com honestidade e anunciavam nos pedestais delas: "SINE SERE" (sem será).
  • Em suas ações.
    Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta. Mt 12:33 NTLH)
  • Em suas palavrasPor isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Ef 4:25 NTLH)
  • Sinceridade e retidão:
    Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz. Sl 15:2 NTLH)
  1. FAZER JUSTIÇA.
Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Cl 3:12 
A justiça é a virtude de conceber a cada um aquilo que lhe pertence, que é seu. Fazer justiça significa andar em conformidade com o que é direito, com aquilo que é correto(O SENHOR já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus. Mq 6:8 NTLH; Faça o que é direito e justo, pois isso agrada mais a Deus do que lhe oferecer sacrifícios. Pv 21:3 NTLH)
  1. FALAR A VERDADE.
Como dizem as Escrituras Sagradas: "Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. 1Pe 3:10
  • A mentira foi gerada por Satanás.
    Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. Jo 8:44 NTLH)
  • O mentiroso não terá parte no Reino de Deus.
    Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações. Ap 22:15 NTLH)
IV. FONTE DE CONDUTA.
O amor deve ser o alicerce de toda conduta do cristão, pelo fato de ser ele o sentimento sublime e envolvente, que produz bem estar e felicidade ao que o recebe. Foi o próprio Deus quem criou este sentimento, ou esta lei. Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. Mt 5:48
  • Amor de Deus.
    Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês.Jo15:9 
  • Amor ao próximoSe tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos. Jo 13:35
  • Amor a si próprioEssa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.Rm 5:5
Jesus ensinou que o indivíduo deve amar o próximo como a si mesmo.

V. NATUREZA MORAL DO HOMEM (FORMAÇÃO DO CARÁTER)
  1. HÁBITOS E DESENVOLVIMENTOS DO CARÁTER.
e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente. Cl 3:10 
O hábito é uma disposição adquirida pela experiência. É uma aptidão que a pessoa adquire e quanto mais é praticado, mas perfeito e mas automático ele se torna.
  • MAUS HÁBITOSOs adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. Mc 7:22-23 
  • BONS HÁBITOSQue a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! Ef 5:2 
  1. QUALIDADES DO CARÁTER.

  • JUSTIÇA. Defendam os direitos dos pobres e dos órfãos; sejam justos com os aflitos e os necessitados. Socorram os humildes e os pobres e os salvem do poder dos maus. Sl 82:3-4 (Sl 82.3,4; Pv 10.2; 11.5,6; 14.34; 21.3; 1Tm 2.22)
  • PRUDÊNCIA. O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. Pv 13:16 (Pv 9.10;14.15; 27.12; Mt 7.24; 10.16; Ef 5.15)
  • TEMPERANÇA. Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Rm 12:3 (1Tm 3.22; Tt 2.2)
  • PERSEVERANÇA. Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito. 1Co 15:58. (Mc 13.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.