Simplesmente simples!!!!

Curiosamente, ser simples é muito complicado para quase todos nós.
Eu mesmo carrego muitíssimas complicações a resolver.

Na simplicidade encontra-se a felicidade e o bem-estar de viver.

Mas o que é simplicidade, e o que nos afasta dela?

Este valor, no fundo no fundo, significa “vazio de si mesmo”. Vazio de si mesmo, não é estar em depressão nem nada parecido. Ao contrário, é um vazio de tudo o que nos apega ao nosso “eu”, de tudo o que dá origem as nossas depressões, desejos que nunca se satisfazem plenamente, etc.

Quanto mais auto-imagem, vaidade, tipos e sub-tipos de ambições, ressentimentos, mágoas, medos e traumas, comparações com outros, esnobismo, prepotência, superficialidade, apegos pesados, revanchismos, susceptibilidades, auto-importância, auto-mérito, soberba, mesquinharias, egoísmos, ostentações, e tudo aquilo que nos tira da nossa naturalidade, mais “cheios de nós mesmos” estamos.

O segredo de darmos um passo a mais no caminho que conduz a grande felicidade está em nos esvaziarmos um pouco mais de nós mesmos. Isto é completamente contrário a tudo o que se diz nas revistas, sobre aumentar o poder de sedução, de atração, aumentar o amor-próprio, apertar a mão do outro com mais firmeza, fazer poses, querer ressaltar e se auto-afirmar, dar sorrisos e fazer elogios falsos e hipócritas em círculos sociais, etc.

Seguindo esta receita, a sociedade só se torna cada dia mais infeliz, cada vez mais longe da natureza simples de onde todos nós viemos. Basta ver como as juventudes atuais são muito menos felizes e muito mais problemáticas do que as de 15, 20 ou 30 anos atrás, ou até mais.

Imagine por um momento que você seja um enorme saco ou mochila. Esse é você. Imagine agora que neste saco está um objeto que representa um ressentimento que você tenha em relação a alguém. Coloque mais cinco objetos desse na mochila. Agora coloque outro objeto que represente a ganância, outro que seja o medo de ficar sozinho, outro que seja o medo de ser roubado, outro que seja uma desilusão amorosa. Sobre este último coloque logo uns 5 ou 6 objetos.

Imagine que sendo você esta mochila, carrega tudo isto e muitíssimo mais. Pergunto: Não se sente pesado? Eu me sinto.

Por isso o que foi colocado antes: Se simplificar é se esvaziar. Imagine agora como seria se você, como esta mochila, começasse a tirar todos estes objetos e coisas desnecessárias. Começaria a ficar cada vez mais leve até que uma hora, só existiria você, sem as suas complicações. Nada mais, nada menos. Não seria maravilhoso se sentir leve de forma permanente, na forma de pensar, sentir, ser e viver?

Quanto menos o “eu” existir, mais simples e mais felizes seremos. Nem por isso pense que sendo muito simples se tornaria um trouxa, alguém muito fácil de se passar a perna. Desenvolvendo pouco a pouco a inteligência e a precaução, tira-se este mundo “de letra”.

Se quiser dar passos no caminho da real felicidade, aprenda a relaxar a sua mente, sem fazer o menor esforço, aqui e agora. Relaxe suas emoções da mesma maneira. Vá se tornando mais reflexivo, de forma serena, e busque ir compreendendo tudo aquilo que o afasta da simplicidade. Quanto mais for se descomplicando, mais alegria irá liberando.

Siga esta fórmula dia após dia, dando um objetivo para cada dia, e verá que de passo em passo, chegará muito longe na construção de uma felicidade que nasce de dentro e que nada no mundo poderá lhe tirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.