Pode mudar tudo!!!Só Deus não muda.

Nós vivemos em uma época, em que o ser humano esta atingindo o seu mais alto grau de evolução, lógicamente que não estou falando da evolução física da humanidade, até porque na verdade não estamos vendo mudanças significativas, falo da mudança evolutiva da humanidade no seu habitar, na existência mental (alma) e psicológica.

Se compararmos o homem primitivo ou ainda os primeiros apóstolos, vemos que existe uma grande diferença entre o "homem" para o "homem". O que mudou? No modo de pensar, o conhecimento, os problemas, os conceitos, as prioridades, etc.

No pensar: o homem de hoje não pensa igual ao homem do tempo de Jesus, até porque vivemos em épocas diferentes, com problemas diferentes, em realidades diferentes, com costumes diferentes, tudo isto nos faz pensar diferentemente. Por exemplo: os discípulos vinham de descendência sistematicamente tradicionalista e nós estamos longe disso, não temos uma tradição bem definida, eles viviam em uma terra dominada e explorada por outras nações com a força da espada e nós até podemos ser dominados por outras nações, mas isso é tão sutil que a maioria das pessoas não percebem.

Quanto ao conhecimento: não podemos dizer que somos mais ou menos inteligentes , mas sim muito diferentes. O conhecimento que os homens tinham na época de Jesus, era excelente para a época, hoje o conhecimento do homem é muito superior (não que o homem atual seja superior), mas por causa da evolução dos tempos, da ciência etc.. O homem atual não se espanta com o conhecimento do passado, mais se o homem do passado viesse para o nosso tempo, ele ficaria louco ou não acreditaria em nada do que existe hoje. Não podemos esquecer do avanço da ciência, da medicina, da tecnologia etc.. A ciência avançou absurdamente tendo como referência o tempo dos apóstolos, assim como a medicina também avançou trementadamente e a tecnologia quanto não avançou? Imagina um apóstolo entrando em um navio de hoje, em um avião, em um automóvel, falando ao telefone, assistindo televisão, isto é imaginável acontecer?

Os problemas: Nós sabemos que os nossos antepassados tinham muitos problemas, diferentes dos nossos porem,tão importantes quantos os nossos. Hoje muitos homens morrem de stress que na verdade nada mais é do que muitos problemas acumulados. Isso tem feito o homem de hoje perder a qualidade de vida, apesar de tanta mordomia, facilidades, conforto, etc.
Os conceitos: É inegável a diferença entre o homem de hoje e o homem do passado, seus conceitos referentes à existência são brutalmente antagônicos, como por exemplo: Os seus valores morais, sociais, familiares, religiosos e até mesmo financeiros. Nada tem haver o passado com o presente, em que o homem vem construindo a sua história.

As prioridades: Ao que nos parece nós, homens atuais elegemos prioridades muito superiores aos homens do passado, mas creio que só parece, pois desenvolvemos as nossas prioridades com base na nossa época e na nossa cultura, enquanto o homem do passado desenvolveu as suas prioridades na sua tradição e em seu reduto sócio econômico e social (esse reduto econômico e social, baseando em mundo conhecido, o que, era mundo pouco comparado a nossa globalização de hoje).

Conhecimento: O conhecimento que temos hoje é alto extraordinário, expedido, fabuloso, se comparado com o conhecimento do homem do passado no entanto, se compararmos às condições, às dificuldades da época, às conquista desses homens, eles foram extraordinariamente magníficos.

Vemos claramente que o homem foi evoluindo existencialmente, em toda a sua existência foi desbravados. É impossível dizermos que somos melhores do que os nossos antepassados, pois sem eles, sem as suas conquistas, sua evolução, hoje, certamente não seriamos o que somos e se não somos melhores não é por culpa deles, mas podemos ser melhores ainda.

Conclusão: Notamos que o homem evoluiu e muito de acordo com o seu tempo, quase tudo nele acompanhou essa mudança, tudo mudou, as leis, os costumes, os conceitos, os preceitos afinal tudo muda porem, uma coisa não mudou e não muda, "O principio", ele é algo imudável, assim mudou muitas coisas na vida do homem, sempre para o bem do homem, mas do principio Deus não abriu mão. Deus é Deus de princípios, e se o homem quer ser grande e evoluir, ele precisa ter principios.

Ecrito pelo meu amigo Pr.Jairo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.