A IMPORTÂNCIA DA IGREJA NOS DIAS DE HOJE PARA NÃO NOS TORNARMOS DOENTES


Tenho visto muitas pessoas invalidarem o valor da igreja, infelizmente pessoas que aparentemente conhecem a bíblia. Não podemos invalidar o serviço de Jesus.Ele veio para instituir não só a igreja em nós e para nós(social) basta ver as cartas do Apostolo Paulo e Apocalipse.
Não tem como nos relacionarmos com Deus no individualismo egocêntrico.Pessoas que nutrem um relacionamento ruim com sua igreja percebemos claramente ser pessoas que sempre demonstram ser doente em algumas áreas de sua vida ou porque não querem se submeter a autoridade, manisfestam assim uma soberba espiritual herança genética de satanás ou um DNA luciférico.
 Mas existe aqueles que vêem na igreja uma grande oportunidade para demonstrar seu amor por Deus e exercitar sua fé. Todas as profecias pessimistas dos mestres da suspeita – Marx, Freud e Nietzsche – estavam erradas: apesar dos duros golpes que sofreu durante a modernidade, Deus não morreu, a religião não desapareceu do mapa e nem tampouco a igreja fechou em definitivo as suas portas. Muito pelo contrário. A religião hoje está de volta e com força total. E, alimentadas por este retorno do sagrado, as igrejas estão multiplicando-se por toda parte, experimentando um crescimento como há muito não se via.
Não obstante este novo momento cultural, muitas pessoas seguem se perguntando pela importância da igreja, sobre que tipo de diferença ela faz na sociedade. Aponto aqui duas razões pelas quais entendo ser a igreja importante para a sociedade contemporânea.
Primeiramente, a igreja é importante porque ela é um raro contraponto ao individualismo reinante em nossos dias. Nestes tempos altamente competitivos onde o outro cada vez mais é percebido como alguém que concorre comigo por um lugar ao sol, valores como o altruísmo, a generosidade e a gratuidade tendem a desaparecer. A sociedade, no entanto, não pode prescindir deles, pois constituem importante contrapeso para a manutenção do equilíbrio da relação eu-tu sobre a qual a vida social se edifica. Ao cultivar e encorajar a vivência cotidiana de tais valores, a igreja contribui significativamente para a saúde social impedindo-nos de tomar o caminho sem volta do egocentrismo absoluto.
Uma segunda razão pela qual julgo ser importante a presença da igreja na sociedade tem a ver com a esperança que ela encarna e proclama. Neste nosso contexto brasileiro de tantas más-notícias, a igreja insiste rebeldemente em ser um foco irradiador da boa-notícia de salvação e esperança do reino de Deus. Contra todas as evidências contrárias, a igreja teimosamente anuncia o triunfo do bem sobre o mal, a vitória da vida sobre a morte, o êxito da saúde sobre a doença, etc. E este anuncio é imprescindível, pois livra-nos do fatalismo e da depressão.
Enfim, a igreja é importante pois contribui fundamentalmente para a saúde social através do incentivo à gratuidade e ao altruísmo bem como por meio do anúncio insistente de uma esperança rebelde a todo enquadramento melancólico e fatalista. Ademais, a igreja constitui sinal e metáfora da nova humanidade redimida que tanto necessitamos ver emergir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.