QUAL A TUA MOTIVAÇÃO TAMANHO P,M.G ?

"E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?".Neemias 6:3


Todos nós sempre estaremos sujeitos a altos e baixos, surpresas agradáveis e desastres, sucessos e fracassos.Veja o texto acima onde Neemias não deixou-se levar pelas circunstâncias e assim preservou a motivação.Não adianta buscar aprender se não aprendermos confiar em Deus.

Por isso o texto tem como objetivo usar a história de Neemias para mostrar que há 3 motivações diária que precisa estar presente no nosso dia a dia.

Como mantê-la nos piores momentos, e assim evitar ser derrubado pelos golpes?

Longe de mim criar uma fórmula – as emoções humanas são muito complexas para tal. A intenção é compartilhar um conceito vem ajudando pessoas  atuar construtivamente.

Imagine três tamanhos para a motivação: o P, o M e o G. Isso mesmo, pequeno, médio e grande.

A motivação pequena se origina nos pequenos prazeres: uma conversa no cafezinho, um elogio, uma tarefa encerrada.

Metas, promoções e projetos geram motivações médias. Eles até podem parecer suficientemente grandes antes de acontecerem, mas tendem a perder o peso emocional quando atingidas.

A grande motivação está atrelada ao sonho de vida e às contribuições que podemos dar ao planeta.

Quando os fatores externos são desfavoráveis, a motivação de tamanho médio é a mais abalada: é mais difícil atingir objetivos pessoais e profissionais e muitos deles precisam ser repensados. Além do mais, ampliam-se as possibilidades de golpes duros como demissões e perdas.

Infelizmente, quando é difícil atingir a motivação média, as pessoas tendem a se esquecer da pequena e do grande. Justamente quando ela se torna mais importante.

Nossas experiência leva ao seguinte:

Investir na motivação P – dedicar mais atenção às pequenas alegrias do dia a dia que continuam acontecendo, como o sorriso dos filhos e à busca de novos prazeres, como a leitura de um bom livro.

Tenho observado que quando uma igreja,organização, casa,  está com problemas, líderes e equipes abandonam a motivação P. Por exemplo, deixam de fazer elogios, de bater papo no cafezinho, de considerar ideias. Cuidado! Além da perda das próprias ideias, as pessoas perdem componentes de um alimento motivacional fundamental neste momento.

Reforçar a motivação G - mesmo quem tiver que adiar seu sonho, não deve abandoná-lo. Este é a situação na qual a crise pode se tornar oportunidade e as dificuldades se transformam em atalhos

É também o momento para pensar construtivamente nos problemas que o planeta enfrenta e nas soluções a serem encontradas. Assim, é hora de alinhar a seus sonhos de vida com a sustentabilidade.

Diminuir o apego à motivação M - é possível que as coisas não estejam mesmo tão bem num determinado momento. Hora de rediscutir projetos e negociar metas. Sem drama.

O objetivo é crer em Deus e responder positivamente a nossa fé equilibrando a motivação com os princípios e valores Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.