CONFIANÇA EM CAMPO MINADO...

E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; 2 cor.3:4
Você já confiou em alguém e foi traído? É muito ruim. Quando a confiança em alguém acaba, parece que algo em nós morreu, ficamos arrasados, a auto-estima cai lá embaixo. Ficamos revoltados, cheios de ódio, dor, inteiramente magoados, crendo que jamais voltaremos a confiar em quem quer que seja.

O preço desta decepção será pago por toda a vida. É o estado resultante de um excesso de situações traumáticas. Confiar ou desconfiar, independe de nosso querer, não é um estado induzido por nossa vontade nem por maquinação nossa, mas sim pelas circunstâncias doloridas e ruins que nos atingiram.Se formos machucados as marcas ficam, são difíceis de sumir, muitos não querem mais vivenciar esse sentimento novamente, pois, acreditam que: “Não confiando, não serão feridos”. Existem muitos vivendo assim. Não confiar nos isola, ficamos paranóicos e o que é pior, não crescemos, ficamos estagnados.

Se nossas proxímas experiências forem boas o suficiente, aos poucos vamos entendendo que aquela experiência foi ocasional e tornaremos a confiar. Isso ocorre porque desconfiar não é um estado normal! É, desgastante, insuportável, terrível. Viver desconfiado é como caminhar sobre areia movediça sem saber se vamos ou não afundar. Cheios de apreensões, medo, em pânico.

Não confiar cria um grande desgaste de energia mental porque sempre estamos a espera de sermos enganados, traídos, descartado, feridos a qualquer momento por qualquer um. Esta mesma energia mental é desviada de outros lugares e ações e fará uma imensa falta em nosso viver diário.Uma pessoa neste estado está sempre tão assustada com o mundo à sua volta, que não consegue perceber mais nada a não ser seu pavor de ser ferido. As qualidades daqueles à sua volta são inexistentes porque elas estão absorvidas pelo medo que não conseguem “ver os outros”. As pessoas podem ser boas em muitas coisas, mas jamais o serão em tudo, por isso precisamos dos outros. Compreender isso permite evitar maiores complicações com a decepção de nossa confiança e a dor decorrente ao estado...Precisamos entender que a nossa confiança não pode ser em pessoas mas em Deus e que Ele sempre terá um aliança conosco, assim viveremos acreditando nos homens e que sempre é possivel desfrutar da melhor parte do homem e quando isso for rompido estaremos sempre seguro ñas mão do Altissímo que nunca deixará de ser confiavel.

Precisamos observar as pessoas. Procurar as que têm interesses comuns e que investem em você para construir um relacionamento durável e agradável, seja ele de amor ou amizade.Confiança incondicional! Se você acreditar nisso vai continuar a sofrer. Para confiar, é preciso investir tempo no conhecimento dos outros. É preciso pensar em nosso jeito de ver o mundo e as pessoas que nos cercam, olhando não como se fossem inimigos em potencial, mas seres com sofrimentos e dores iguais ou maiores que as nossas.As traições acontecem porque permitimos. Mas os que assim procedem pagarão o preço de suas estratégias ridículas.

Não perdemos por confiar principalmente se soubermos perceber onde foi que nos colocamos contra nós mesmo a confiança é o que nos possibilita viver melhor com os outros e com a gente mesmo. Confiar é relaxar e absorver a tranqüilidade de estar diante de alguém que te passa respeito, proteção, carinho, compreensão. A confiança permite a entrega enquanto a desconfiança nos coloca em guarda. A confiança em nós mesmos e em Deus ajuda a solucionar conflitos, obstáculos e seguir em frente. Precisamos entender que a única arma para fazer a vida valer à pena, é parar com o medo desgastante e confiar.

Não confiar escrupulosamente, mas, confiar, mesmo que seja para quebrar a cara. Sem a confiança, tudo o mais é inútil. Tente! Acredite, vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.