Mantendo cheio o tanque da atitude...

Vivemos em várias situações simultaneamente, nos vários cenários que nos impõe o cotidiano dos nossos tempos, o que tem implicado num número cada vez maior de decisões que temos que tomar. Parece que viver passou a ser apenas tomar decisões e os tempos de planejamento, ajustes e até mesmo o laser, parece ter como num passe de mágica, desaparecido. Esta menção acima, descreve a maneira com que as pessoas demonstram a necessidade de afirmar o quanto estão atarefadas ou o quanto não lhes sobra tempo para quase nada e isso está se tornando um paradigma, ou seja, parece não haver saída para essa situação e a grande maioria das pessoas estão se conformando com isso, sem questionar a si próprio qual a amplitude da afirmação da falta de tempo.

Na verdade, temos a impressão que tantas pessoas fazendo tanto, irão mudar drasticamente todas as coisas para melhor, num espaço de tempo muito curto e efetivamente isso não acontece! Será que estamos sem tempo para criar? Ou ainda, estamos sem tempo para planejar? Será que o que as organizações e a sociedade nos exigem está fugindo ao nosso controle? Muitas outras perguntas podemos fazer em busca de uma explicação do porque dessa atitude quase generalizada de falta de tempo e espaço para todos, mas, a verdade é que está na nossa atitude mudar este cenário para melhor. Se começarmos a raciocinar a respeito de tudo que nos envolve, certamente perceberemos que está em nossas mãos mudar esta história. Em algum momento da minha experiência, ouvi alguém dizer uma frase que me acompanha e que vale a pena dividir: "Se estou atarefado a ponto de não mais poder criar formas de resolver meus assuntos, certamente é porque minha atitude pode estar na contramão da solução dos meus afazeres".

Para resolver os afazeres, precisamos planejar e juntar estratégias a partir do nosso raciocínio e da nossa inteligência, para não sermos vitimas daquele ditado antigo que "Quando a cabeça não pensa o corpo padece!" e em fria análise é isso que vem acontecendo.Precisamos voltar a trabalhar com a nossa inteligência, descansando nossos músculos para atividades físicas produtivas, por que simplesmente somos seres humanos, os únicos animais providos de inteligência sobre este mundo e a partir daí não podemos conceber estarmos reféns de atividades que muitas vezes não chegam a ser produtivas e estão prejudicando nossa capacidade de sermos eficazes,num mundo competitivo como o de hoje onde as pessoas concorrem consigo mesmas em busca das suas ambições. Por isso, nossa atitude tem que ser revista, no sentido da otimização de nós mesmos.

A receita para ser melhor a cada dia na mais profunda essência, é conseguir criar melhores caminhos para as soluções solicitadas em todos os setores da vida. Não conseguimos separar nossas vidas pessoais de nossas carreiras, porque elas se confundem a todo instante e o importante é procurar ser bem sucedido em todos os setores e para isso entra em cena mais uma vez a nossa atitude que vai colocar em prática nossa força de vontade em busca da mudança constante e necessária, quebrando os paradigmas instalados em nossas vidas. Precisamos achar tempo para nós mesmos, enquanto seres humanos em todos os setores e o sucesso estará ligado diretamente às pessoas que dedicam a si mesmas o desenvolvimento constante, partindo de sua própria inteligência e dos seus recursos intelectuais.Nem para os atletas vencerem depende só da força ou da atividade física, depende também da inteligência na busca da criação, do planejamento, da montagem de estratégias e por isso, não serão apenas os mais fortes ou mais rápidos que vencerão pois chegarão mais longe àqueles que tenham a capacidade de fazer melhor portanto, para ser melhor é preciso inteligência.

Reflita sobre sua vida, os processos pelos quais está vivendo e procure novas atitudes sempre que possível. Parece obvio falar sobre isso mas, a prática da maioria das pessoas demonstra o inverso.Quando eu tenho um pensamento e guardo para mim a respeito do que pode ser útil na otimização do meu dia a dia, corro o risco de não transformar essa idéia em atitude, pelo temor de que os outros possam apoderarem-se da minha idéia mas, se eu divido esse pensamento com mais alguém e esse alguém por sua vez emite sua opinião, estarei transformando uma simples idéia em várias outras idéias, porque as inteligências se misturaram. Perca o medo de dividir idéias e lembre-se que a atitude é mais importante que a idéia isoladamente, pois quem for pô-la em prática, estará de posse da oportunidade do desenvolvimento e se for bom, isso lhe será útil.

Se por acaso a idéia planejada por você for "roubada", como se diz popularmente, é porque era uma idéia boa e você deve orgulhar-se por isso e esse fato não irá mudar a origem da atitude, porém se a boa idéia ficar na intenção, o efeito quando alguém puser em prática, e não for você, será devastador por causa do arrependimento. Enfim, vamos manter a manutenção das nossas atitudes em dia, procurando o espaço que precisamos dentro das nossas atividades para desenvolvê-las e torná-las cada vez mais produtivas e menos trabalhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.