E se você não tivesse barriga?

Pergunta do leitor



“... tenho 39 anos, sou empresária do ramo de roupas e tenho uma tendência muito grande a adiar atividades, apesar de planejar com antecedência sempre deixo algumas coisas para última hora. Essa tendência é ainda pior quando se trata de assuntos pessoais. Como posso mudar isso?...“



Selecionei essa pergunta que recebi por e-mail semana passada, para comentar sobre um assunto que é bastante comum: a procrastinação. Procrastinar é uma palavra “elegante” para dizer sobre aquelas atividades que você vem adiando, ou popularmente “empurrando com a barriga”.
Aproveite que esta semana está quase terminando e faça uma revisão nas tarefas não concluídas ou adiadas da sua vida. Vamos fazer uma reflexão sobre elas neste artigo.



As razões para uma tarefa ser procrastinada são as mais diversas possíveis. Podem ser motivos plausíveis como por exemplo: falta de informações, dependência de terceiros, mudanças durante a execução, etc. Nestes casos, a sugestão mais óbvia é replanejar a tarefa de forma que possa obter os recursos necessários para concluí-la.


Os motivos mais comuns da procrastinação estão relacionados à complexidade da tarefa, à dificuldade de execução, à chatice, à tarefa não gerará resultados, falta de coragem entre outros. Nestes casos seguem algumas dicas que podem ajudá-lo:
• Divida em pequenas partes – tarefas muito grandes são mais difíceis de serem focadas e são levadas inconscientemente ao adiamento. A dica é não ter na sua lista de atividades, nada superior à 2h de duração. Se for mais longo do que isso divida em sub-tarefas com durações menores.
• Marque um horário na sua agenda para finalizar a atividade.
• Delegue para outra pessoa.
• É possível cancelar? Às vezes, a tarefa foi procrastinada por tantos dias que não existe mais sentido em realizá-la.
• Faça um compromisso público – o coletivo ajuda a dar força.
• Tarefas na esfera Circunstancial (coisas que você não queria fazer, mas que são Importantes ou Urgentes aos outros) não te trazem retorno. Neste caso que tal dizer Não, delegar, cancelar ou achar uma forma de torná-la importante para você?


Existem casos em que a procrastinação é na verdade uma fuga ou uma auto-sabotagem. É neste fato que reside o perigo. O medo do sucesso é muitas vezes o motivo escondido da procrastinação.
É aquele currículo que você não atualiza por ter medo de assumir uma nova posição ou de sair da sua estabilidade. É aquela sala que você não aluga por não acreditar no seu potencial empreendedor. É aquele telefonema que você não dá por medo do que irá ouvir. É o NÃO que você não fala por ser sempre mais fácil dizer o SIM.


O verdadeiro problema da procrastinação é quando procrastinamos a vida. Adiamos o sonho em função da urgência. Adiamos as pessoas importantes em prol do dinheiro. Adiamos as oportunidades por medo de falhar. A pergunta chave neste caso é: até quando? Até quando você vai adiar a sua vida?


Da próxima vez que adiar alguma coisa, faça uma auto-reflexão.Questione-se a respeito se é uma procrastinação normal, que pode ser resolvida com algumas técnicas, ou uma procrastinação de vida? Neste último caso, a solução é coragem e atitude próativa. Não é simples, nem fácil, mas precisa de um primeiro passo. Busque suprimentos na Palavra de Deus que alimenta e corrigi etapas em que você pulou ou faltou oportunidades, muitos livros e empresas se colocam a disposição para fazer esse trabalho de auto ajuda mas, posso garantir não funcionará são alternativas paliativa que até cooperam para melhorar, mas o que valerá mesmo é reprogramar-se com um novo pensamento...



“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 8:12

Precisamos passar pelo processo da Metanóia. Oque é Metanóia? Metanóia é a mudança de pensamento não de atitude somente, é começar pensar diferente, dar oportunidade pra nós de aceitarmos que estávamos errados e ai sim, tomarmos novas atitudes...Lembre da transformação da borboleta,Ela não pode mais pensar que é lagarta se não vai rastejar o resto da vida e não poderá viver na totalidade a liberdade de ser borboleta.


Faltam 161dias para 2010. Quando você vai começar a reduzir a sua procrastinação? Quando vai priorizar o Importante e lutar por ele?



Blog.: www.pastorwagnergomes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.